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sábado, 19 de novembro de 2011

PITÁGORAS

PITÁGORAS DE SAMOS


PLANO DE AULA


















01. IDENTIFICAÇÃO




























  • ESCOLA - E.E.F.M. DEP. JOAQUIM DE FIGUEIREDO CORRÊIA




























  • MUNICÍPIO - Iracema-CE




























  • Área do conhecimento - Ciências Naturais e Matemática




























  • PROFESSOR -José Gildenes Pereira Lima




























  • PÚBLICO ALVO - Alunos do 9º ano











02. TEMA










Pitágoras de Samos











03. DURAÇÃO DA MICROAULA










30 minutos











04. OBJETIVO GERAL








Propor uma forma diferente (gráfica) na exploração e construção do Teorema de Pitágoras; considerando que atualmente os jovens apresentam dificuldades na compreensão e domínio da linguagem matemática. Desta forma utilizaremos a tecnologia, engajando aqueles que a detém (enfocando os que não tem acesso e gostariam de ter a oportunidade de conhecê-la), pois inclusive o lazer enfoca isso. É importante que a educação esteja inserida nesse contexto e esteja sempre aberta a dominar e gerar novas formas de conhecimento.










05. OBJETIVOS ESPECÍFICOS



















  • Compreender o conhecimento tecnológico como resultado de uma construção humana, inserido num processo histó


















  • Reconhecer e avaliar o desenvolvimento tecnológico contemporâneo, suas relações com a ciência, seu papel na vida humana, sua presença no mundo cotidiano e seus impactos na vida social;



















  • Analisar, argumentar e posicionar-se criticamente;



















  • Utilizar e interpretar modelos para resolução de situações-problemas que envolva medições, em especial utilizando como subsídio, como o teorema de Pitágoras para auxiliar na resolução dessas medições;










06. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO




























  • Quem foi Pitágoras de Samos?;



















  • Teorema de Pitágoras.










07. RECURSOS DIDÁTICOS




























  • Computadores;



















  • Slide sobre Pitágoras;



















  • Slide de música com animação sobre o Teorema;



















  • Jogos com dimensão 3D



















  • Material impresso: letra da música sobre o teorema de Pitágoras)










08. METODOLOGIA










- Esta aula será desenvolvida no laboratório de informática, de forma dialogada;










- Os alunos serão organizados em duplas e será utilizado o computador com acesso a internet;










- No laboratório, à título de socialização, dinâmica de grupo: desenhe e escreva suas características (neste dinâmica, iremos utilizar o PROGRAMA TUX PAINT) com o seguinte Título COMO ESTOU NESTE MOMENTO. No final trocar de lugar com o colega para que o mesmo faça o procedimento adotado;










- No laboratório, à título de motivação, solicitar acesso ao endereço http://br.youtube.com/watcha?gqvybv8w para ouvirem a música com animação sobre o Teorema de Pitágoras;




















- Introdução à vida e explicação do Teorema de Pitágoras através de slide titulado: PITÁGORAS DE SAMOS.




















- Uso do teorema no nosso cotidiano(contextualização)




















09. AVALIAÇÃO










A verificação da aprendizagem é necessária, pois permite avançar ou retornar o conteúdo trabalhado. Desta forma, o aluno desenvolverá e ampliará o contexto do Teorema de Pitágoras por meio de interatividade com animação digital na sala de informática, acessando o site: http://nautilus.fis.uc.pt/mn/pitagoras/pitflash1.html jogando no mundo mágico. Além de acessarem o blog do professor com o seguinte endereço blogprofessorgildenes.blogsport.com para poderem acessar material de pesquisa direcionada, com o seguinte objetivo, através de comentário possa ser analisado pelo professor.










10. BIBLIOGRAFIA




















- Telecurso 2000 – Matemática – 2º Grau – Volume 1










- http://br.youtube.com/watcha?gqvybv8w










- http://nautilus.fis.uc.pt/mn/pitagoras/pitflash1.html










- Introdução a Educação Digital, Brasília 2008 – 1ª Edição










- Revista Superinteressante, ano 12, nº 4, abril/1998

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